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Pensando em montar um comércio? Conheça tendências do mercado varejista

Time de Conteúdo • out. 01, 2020

Está pensando em montar um comércio? Para abrir um mercado varejista, não existe uma receita pronta. Isso porque cada empreendedor deve identificar quais são as condições de investimento e riscos de seu novo empreendimento.


No entanto, existem algumas recomendações importantes, nas quais todo novo empresário precisa ficar atento. 


Sendo assim, antes de montar um comércio, independentemente de seu segmento, será preciso elaborar um bom plano de negócios.


Assim se torna possível descrever quais serão as metas e objetivos a serem cumpridos para que o empreendimento possa crescer de forma estruturada e financeiramente saudável. 


Continue sua leitura e conheça as principais tendências do mercado varejista. Confira!


Como montar um comércio?

Montar um comércio varejista tem se mostrado uma excelente oportunidade para quem deseja investir em um modelo de negócio, sem que seja preciso possuir um grande valor de capital. 


Isso porque, muitas vezes, por imaginar que precisará realizar um alto investimento, um profissional acaba deixando de lado o seu sonho de empreender e montar um comércio.


Sabendo que não necessariamente é preciso realizar um alto investimento inicial para abrir um varejo, iremos te mostrar algumas dicas que o ajudarão a reduzir gastos com o processo de abertura de comércio. Acompanhe:


  • Encontre possibilidades e oportunidades;
  • Economize na compra de mobiliário; 
  • Legalize seu comercio varejista e reduza custos com o pagamento de tributos;
  • Estude o mercado e pesquise e conheça seus principais concorrentes;


Desta forma, com um passo de cada vez, o empreendedor conseguirá atingir todo o sucesso desejado.


Tendências do mercado varejista

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e, consequentemente, o mercado varejista também precisou fazer alterações, de modo que pudesse se adaptar ao novo comportamento de seu público.


Diante disso, separamos para os nossos leitores as principais tendências do mercado varejistas, levantadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Foco em seu cliente 

É possível conhecer mais o seu cliente por meio do uso de ferramentas como o Analytics, que permite a análise de um maior número de informações com gênero, idade e localização de um cliente.


Deste modo, é possível obter informações mais profundas sobre o perfil do cliente que seus serviços estão sendo oferecidos. Além disso, permite personalizar os serviços e produtos de acordo com a necessidade de cada consumidor. 


Além disso, o uso das redes sociais também permite que o empreendedor varejista conheça melhor os seus clientes.


Hoje, é possível encontrar diversos perfis empresariais dentro das redes sociais, onde as marcas trabalham seu posicionamento e alcance de marca. 


Utilize a inteligência artificial a seu favor

O uso de ferramentas de inteligência artificial já fazem parte da rotina dos empresários sem que eles percebam.


Logo, elas vêm sendo utilizadas a fim de proporcionar melhores experiências para os seus consumidores.


Deste modo, são ferramentas básicas da inteligência artificial:


  • Machine learning: que permite o processo de aprendizagem;
  • Deep learning: permite organizar os algoritmos e isolar aspectos mais complexos.


Automatize processos 

A automatização de processos vem ajudando os empreendedores varejistas a otimizarem seu controle. Fato que permite realizar transações mais seguras nos mais diferentes modelos de gestão, como de estoque e o financeiro. 


Além disso, permite que haja integração com os demais sistemas do comércio, permitindo a emissão de notas fiscais eletrônicas.


Proporcione uma experiência diferenciada para o seu cliente

De uma forma mais ampla, podemos afirmar que as soluções tecnológicas vêm auxiliado o comércio varejista a reduzirem os seus custos, bem como a proporcionarem uma melhor experiência a seus clientes.


Deste modo, é possível que lojas criem protocolos de atendimento diferenciados, como o agendamento de provadores, solicitação de serviços exclusivos, horários especializados, ambiente climatizado, dentre outros aspectos.


Logo, é preciso pensar quais são os aspectos que estão influenciando em seu processo de vendas, de forma que todos os atritos possam ser reduzidos.


Integração entre a loja física e virtual

Com o crescimento do número de lojas online, percebemos um novo cenário com amplas possibilidades para os donos de lojas físicas.


Isso porque, montar um e-commerce permite que uma marca alcance um maior número de clientes, possibilitando assim que seus potenciais clientes façam as suas compras diretamente do conforto de suas casas.


Está precisando de ajuda ou possui dúvidas sobre como montar um comércio? Entre em contato com um de nossos especialistas e receba todo o apoio necessário.

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