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Como precificar os produtos do seu varejo?

Time de Conteúdo • dez. 10, 2020

Dentre todas as responsabilidades de um gestor que atua no comércio varejista, precificar os produtos do seu varejo se apresenta como uma das principais. Afinal, o preço cobrado é fundamental para determinar o seu faturamento.


Formar o preço cobrado pelos produtos de um varejo não é uma tarefa tão simples quanto aparenta ser. Isso porque são vários os fatores que devem ser levados em consideração no momento da
precificação, como:


  • Custos fixos;
  • Custos variáveis;
  • Volume de compra;
  • Concorrência;
  • Entre outros.


Deste modo, quando os gestores de um comércio falham no momento de
precificar os produtos do seu varejo, eles comprometem todo o seu negócio. Afinal, o lucro obtido pode acabar não arcando com todas as despesas.


Sendo assim, o que você acha de compreender melhor como fazer a
precificação no comércio varejista? Continue acompanhando o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Leia também o nosso artigo sobre:
BPO Financeiro para indústrias: conheça as soluções da Job Contábil para melhorar a gestão da sua empresa.


Como precificar os produtos do seu varejo?

O momento de precificar os produtos do seu varejo passa por uma série de fatores. O que envolve, por exemplo, o equilíbrio entre preço de mercado e o valor de todos os gastos fixos e variáveis do seu comércio.


Deste modo, é fundamental que os responsáveis por um negócio tenham bastante cuidado nesta atividade. Afinal, o seu
comércio depende dos recursos obtidos para cobrir todos os seus gastos, correto?


Sendo assim, a precificação dos seus produtos deve ser suficiente para arcar todos os custos do seu comércio. Além disso, ela deve ser suficiente para gerar lucro para todos os sócios envolvidos em um negócio.


No entanto,
precificar os produtos do seu varejo é uma atividade com um certo nível de complexidade. O que acaba gerando uma série de dúvidas dos gestores por trás de um comércio varejista.


A fim de responder todas as dúvidas referentes à precificação de produtos, nós preparamos este artigo! Acompanhe a seguir e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto!


Confira também o nosso artigo sobre o tema:
Como reduzir legalmente a carga tributária do seu comércio.


Qual a diferença entre preço e valor?

Para que os gestores por trás de um comércio varejista possam acertar no momento de definir a precificação, é necessário compreender qual a diferença entre o preço e o valor.


Em primeiro lugar, quando falamos no preço de um produto, estamos nos referindo ao valor em dinheiro que será pago por um cliente. Ou seja, o preço é um remo que se limita à
questão monetária.


No entanto, o valor de um produto diz respeito aos
benefícios e diferenciais que um produto entrega aos seus consumidores. Logo, o valor está mais relacionado aos sentimentos e à satisfação de um cliente.


Portanto, no momento de
precificar os produtos do seu varejo, é necessário levar em consideração o seu valor. Afinal, o foco é aumentar a sua demanda entre os consumidores do seu comércio varejista.


Acompanhe também o nosso artigo:
Você sabe qual a importância de uma contabilidade especializada no setor industrial?


Por que precificar os produtos do seu varejo?

O objetivo principal por trás da precificação dos produtos do seu varejo é, sem sombra de dúvidas, proporcionar a saúde financeira de um negócio.


No entanto, as vantagens deste processo vão além. Afinal de contas, precificar os seus produtos corretamente traz uma série de benefícios para o seu comércio. Acompanhe a seguir e descubra a sua importância:


  • Satisfazer o seu cliente;
  • Atingir o seu público-alvo;
  • Largar na frente da concorrência;
  • Conceder maiores descontos;
  • Arcar com todas as suas obrigações;
  • Otimizar os seus resultados.


A fim de concluir o nosso artigo, também é necessário compreender também quais são os passos para ser assertivo no momento de
precificar os produtos do seu varejo. Vamos acompanhar agora?


Leia também o nosso artigo sobre o:
Pagamento de Impostos: como saber se sua empresa está pagando corretamente?


Passo a passo para precificar os seus produtos

A precificação de produtos do seu varejo é uma tarefa que passa por diferentes passos, que devem ser seguidos pelos gestores de um comércio. Assim, é possível ser assertivo no processo e garantir resultados positivos.


Sendo assim, acompanhe a seguir como o seu comércio varejista pode definir o preço correto para os seus produtos. Confira conosco!


1. Conheça os seus custos

O primeiro passo para a precificação de produtos no varejo é levantar todos os custos e despesas do seu comércio. Afinal de contas, é fundamental que o preço possa cobrir o valor referente ao total de gastos.


Deste modo, o seu comércio varejista pode, inclusive, acumular prejuízos financeiros mesmo se apresentar um bom volume de vendas.


Sendo assim, faça um levantamento detalhado de todos os pagamentos do seu comércio, a fim de obter eficiência no momento de
precificar os produtos do seu varejo.


Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre o:
Planejamento Tributário Industrial: dicas essenciais para o sucesso da sua indústria.



2. Defina uma margem de lucro

O segundo passo para precificar os produtos do seu varejo é definir uma margem de lucro para o seu comércio varejista.


Estamos falando de uma etapa fundamental, uma vez que a precificação não pode ter como objetivo somente cobrir os custos. Os gestores precisam se atentar também à
geração de lucro para o seu  comércio.


Portanto, é fundamental que os gestores busquem alcançar um
equilíbrio na precificação de produtos, uma vez que, preços abaixo da concorrência ou altos demais podem acabar afastando os seus consumidores.


3. Avalie o seu mercado

Um terceiro passo fundamental para um comércio é fazer uma análise de mercado no qual ele se encontra. Isso porque, o preço praticado por seus concorrentes é fundamental para a formação de preços.


No entanto, é fundamental tomar cuidado para não fazer uma
disputa de preços com os seus concorrentes. O foco é analisar os seus preços e, assim, buscar definir uma vantagem competitiva por meio da precificação.


Leia também o nosso artigo sobre o assunto:
Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?


4. Use a margem de contribuição

A nossa última dica para precificar os produtos do seu varejo é utilizar uma margem de contribuição para o seu comércio. Estamos falando de um cálculo que permite identificar a necessidade de possíveis mudanças no preço.


Além disso, ele também permite identificar a quantidade de vendas necessárias para que um comércio alcance o seu
ponto de equilíbrio.


Sendo assim, a fórmula que será utilizada é bastante simples. Acompanhe a seguir:


Margem de contribuição = Valor obtido nas vendas - (Custos variáveis + despesas variáveis).


Portanto, a margem de contribuição permite fazer uma projeção de vendas referente a um determinado período, a fim de entender se o valor obtido é suficiente para cobrir todos os gastos de um comércio.


Após entender como
precificar os seus produtos do seu varejo, que tal colocar todo o seu aprendizado em prática?


Você pode, inclusive, contar com um serviço especializado, como a
Job Contábil! Afinal, a nossa assessoria contábil pode garantir e promover soluções especializadas de forma rápida, segura e tecnológica.


Aproveite para
entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos ajudar a sua empresa. Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para mais conteúdos!



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