Blog Layout

Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular

Time de Conteúdo • jan. 11, 2021

A fim de alcançar o ponto de equilíbrio de uma empresa, os gestores à frente de um negócio precisam se planejar. Afinal de contas, deve-se compreender alguns cálculos para, assim, obter resultados positivos.


Deste modo, a partir do momento no qual se tem o conhecimento acerca do
ponto de equilíbrio de uma empresa, é possível tomar decisões com mais assertividade. Isso porque, por meio deste cálculo, os gestores podem visualizar a sua realidade financeira.


No entanto, nem todos os empreendedores entendem a importância por trás de fatores essenciais dentro de uma gestão financeira, como o
ponto de equilíbrio financeiro, econômico e o contábil.


Sendo assim, que tal compreender melhor tudo o que você precisa saber sobre este assunto? A fim de proporcionar este conhecimento, nós preparamos este artigo! Acompanhe conosco e tire as suas dúvidas!


Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre o:
Planejamento Tributário, com redução da carga tributária e aumento de caixa, é possível!


Do que se trata o ponto de equilíbrio?

Você sabe nos dizer o que uma empresa precisa para, ao final de um mês, apresentar lucro? Será que apenas ter um bom número de vendas é suficiente para aumentar a lucratividade de um negócio?


A fim de compreender melhor a realidade financeira de uma empresa, é fundamental entender alguns cálculos, como o
ponto de equilíbrio. Estamos falando de um termo indispensável na gestão financeira.


Isso porque, a partir do seu cálculo, uma empresa consegue identificar quanto ela precisa comercializar para que, no final do mês, não tenha prejuízo. O que permite uma tomada de decisão mais assertiva.


Ou seja, quando falamos em
ponto de equilíbrio, estamos falando do momento no qual a receita obtida por uma empresa se iguala à soma de todos os seus custos e despesas. Com isso, o resultado é neutro, uma vez que não existe lucro, tampouco prejuízo.


Sendo assim, por meio deste cálculo, os gestores possuem uma visão mais clara do momento financeiro de uma empresa. Afinal, é possível entender quanto é necessário vender para arcar com todos os seus pagamentos.


Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto:
Como precificar os produtos do seu varejo?


Por que calcular o ponto de equilíbrio?

A gestão financeira de uma empresa é, sem sombra de dúvidas, um dos pilares que sustentam o seu crescimento. Afinal, a forma com qual os gestores lidam com as suas finanças determina o futuro de um negócio.


Deste modo, é fundamental obter conhecimento sobre indicadores que permitem uma tomada de decisão mais eficiente. Um dos principais, como você já pode compreender, é o cálculo do
ponto de equilíbrio.


Afinal de contas, ele permite identificar e avaliar a saúde financeira de uma empresa. Ou seja, por meio deste cálculo, é possível analisar se os resultados foram positivos ou não.


Sendo assim, o
ponto de equilíbrio fornece informações valiosas para que a gestão de uma empresa seja feita com mais assertividade. Isso porque, nada melhor do que ter em mãos informações valiosas sobre o momento de um negócio.


Neste momento, os gestores à frente de uma empresa encontram alguns conceitos, como o
ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil. Continue acompanhando para entender melhor sobre cada um deles!


Confira também o nosso artigo sobre o assunto:
Confira 4 estratégias para reduzir a carga tributária da empresa.


O que são os pontos de equilíbrio financeiro, econômico e contábil?

Para compreender melhor cada um dos conceitos acima, vamos começar com o mais simples, que é o contábil. Estamos falando do ponto de equilíbrio que demanda a divisão entre o valor das despesas fixas e custos pela margem de contribuição.


Desse modo, o resultado obtido por meio do cálculo acima permite identificar a receita necessária para igualar todos os seus custos.


Já o financeiro apresenta algumas diferenças, sendo que a principal é a exclusão de despesas não desembolsáveis e depreciação de ativos dos custos fixos. Os únicos gastos que são considerados são os que representam a saída de dinheiro do caixa.


Por fim, temos também o
ponto de equilíbrio econômico, no qual é acrescentado à soma o custo de oportunidade.


Agora, que tal compreender também como é feito o cálculo para identificar o
ponto de equilíbrio? Confira a seguir!


Como é feito o seu cálculo?

O cálculo para identificar o ponto de equilíbrio de uma empresa é mais simples do que você pode imaginar. Com isso, deve-se levar com consideração dois aspectos:


  • Despesas fixas;
  • Margem de contribuição.


Deste modo, para que uma empresa possa se planejar financeiramente com mais assertividade, deve-se utilizar a seguinte fórmula:


Ponto de equilíbrio de uma empresa = Despesas fixas / margem de contribuição


Agora que você já é
expert neste assunto, que tal colocá-lo em prática dentro da sua empresa? Saiba que a saúde financeira do seu negócio deve, a todo tempo, ser tratada como uma prioridade!


Caso precise de suporte na gestão da sua empresa, conte com o suporte de um serviço especializado, como a
Job Contábil! Nós cuidamos da sua empresa, para que você possa focar nos seus negócios.


Aproveite para
entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos.



Contate-nos

15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: