Blog Layout

Gestão fiscal: por que ela é tão importante?

Time de Conteúdo • ago. 20, 2021

Fazer uma boa gestão fiscal é um grande desafio das empresas, isso porque, a legislação tributária brasileira é conhecida como uma das mais complexas do mundo. 


Além disso, essas obrigações devem ser realizadas com uma certa periodicidade que nem sempre é compreendida pelos empreendedores. 


Dessa forma, a falta de atenção à
gestão fiscal pode causar inúmeros problemas para a empresa e impactar negativamente nos rendimentos do empreendedor. O que pode diminuir os crescimento da empresa e sua lucratividade. 


Portanto a
gestão fiscal  é extremamente importante para qualquer empresa. Então leia o conteúdo a seguir e veja como ela pode ajudar a sua empresa. Vamos começar? 


Aproveite e leia também:
Planejamento Tributário, com redução da carga tributária e aumento de caixa, é possível!


O que é gestão fiscal? 

A gestão fiscal diz respeito às decisões tomadas pela empresa com o intuito de administrar e tirar proveito das obrigações tributárias e fiscais. As quais incluem o pagamento de impostos, a escrituração fiscal e a adequação ao enquadramento tributário da empresa.


Dessa forma, a gestão fiscal também diz respeito  ao cumprimento das obrigações fiscais acessórias, como a emissão de notas fiscais, declarações e outras formas de prestação de contas ao fisco. As obrigações fiscais se dividem entre dois grupos:


  • Obrigação principal: apuração e pagamento dos tributos correspondentes, como por exemplo, taxas, impostos e contribuições;
  • Obrigações acessórias: emissão de documentos fiscais, escrituração destes documentos fiscais e entrega de uma série de declarações exigidas pelo Fisco. 


Quais são as funções da gestão fiscal? 

A gestão fiscal atua de forma preventiva, de forma a evitar autuações fiscais. Assim fica sob responsabilidade da contabilidade se manter atualizada e assim evitar transtornos. Confira a seguir às outras funções da gestão fiscal


  • Recebimento e escrita fiscal, ou seja, a rotina de receber e escriturar todas as notas fiscais que passam pela empresa;
  • Conferência de toda documentação fiscal;
  • Lançamentos fiscais de entradas e saídas;
  • Emissão de notas fiscais de devolução, remessa para conserto e industrialização;
  • Atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e tributária;
  • Apuração de tributos;
  • Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco;
  • Auxílio na determinação de classificação Fiscal de novos produtos comercializados;
  • Entrega de obrigações acessórias, como as Escriturações Fiscais e Contábeis Digitais (EFD e ECD).


Ao executar corretamente todas essas demandas a empresa pode obter inúmeras vantagens e ainda se manter em dia com as obrigações com o fisco. Confira no tópico a seguir por que a
gestão fiscal é tão importante


Por que a gestão fiscal é tão importante? 

Infelizmente o Brasil tem a 14° maior carga tributária do planeta, que atualmente já corresponde a 34% do PIB. 


Além de tantos tributos, a legislação brasileira é extremamente complexa, por isso, contar com o suporte de um profissional especializado em
gestão fiscal é uma vantagem enorme para a sua empresa. 


A empresa que não executa uma
gestão fiscal eficiente, fica sujeita a cometer mais erros e em consequência disso, acabam contraindo dívidas e multas com o Fisco. O que pode diminuir a pontuação de crédito da instituição e dificultar a obtenção de benefícios fiscais e restituições. 


Benefícios da gestão fiscal

Agora que você já sabe o que é e os principais motivos para adotar a gestão fiscal, é momento de conhecer quais são os benefícios deste serviço: 


  • Estar em dia com o Fisco;
  • Economia em tributos;
  • Maior possibilidade de restituição;
  • Prevenção contra multas.


Além destes existem outros benefícios da gestão fiscal como: 


Integração entre os setores


Em uma empresa, cada setor conta com suas próprias rotinas e obrigações que, por si sós, geram pagamento de impostos.


No setor de recursos humanos por exemplo, a falta de
gestão fiscal pode causar problemas não apenas com os órgãos fiscalizadores, mas com a justiça do trabalho. Esse é um risco que se aplica principalmente às empresas que ainda  não aderiram ao novo eSocial empresas.


Setores de compras e estoque, por exemplo, precisam lidar com o recebimento e emissão de NF-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e outros documentos fiscais. Sem controle e gestão, aumentam as chances de falhas. 



Menos redundâncias em processos

Conforme dito no tópico anterior aderir ao eSocial, uma das funções que podem ser feitas na gestão de tributos que contribuem muito para diminuir as redundâncias no cumprimento de encargos trabalhistas, ou seja, o duplo pagamento de impostos. A principal vantagem disso é a redução do desperdício de recursos com impostos pagos a mais. 


Como o leitor pode perceber, a
gestão fiscal é extremamente importante para a saúde da sua empresa. Então não deixe a gestão fiscal da sua empresa para última hora, conte com os serviços da Job Contábil.


Além de um time capacitado e altamente qualificado para atender as necessidades da sua empresa, a Job também possui o serviço de
Gestão Fiscal eletrônica, entre em contato!


O que você achou deste artigo, foi útil para você? Então acesse mais conteúdos no nosso
blog e não esqueça de seguir as nossas redes sociais


Leia em seguida:
Confira 4 estratégias para reduzir a carga tributária da empresa

 


Contate-nos

15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: