Blog Layout

Inovação para empreendedores - Como inovar e crescer o seu negócio?

Time de Conteúdo • ago. 30, 2021

Quando o assunto é inovação para empreendedores é muito comum que os pequenos empresários não se sintam confortáveis com o assunto.


Isso ocorre principalmente porque existem rumores equivocados que pregam a inovação como algo destinado apenas a quem tem acesso a tecnologias de ponta. 


Porém, ao falar sobre
inovação para empreendedores, estamos nos referindo ao fato de ter um diferencial competitivo para entregar aos clientes.


Isso pode ser encontrado por meio de soluções simples, utilizadas para otimizar os processos realizados no dia a dia. 


Ou seja, para inovar é preciso força de vontade, conhecimento sobre a área de atuação e disposição para aprender algo novo!


Então, prepare seu bloco de anotações para não esquecer nenhuma informação importante deste artigo. Continue a leitura e saiba
como inovar e fazer crescer o seu negócio!


Boa leitura!


O que é inovação? 

Assim como dito na introdução, existem muitos questionamentos acerca do que é a inovação


De forma simples, a inovação significa encontrar formas melhores e mais inteligentes de executar tarefas. Para que algo seja considerado uma inovação, é preciso que a mudança gere um ganho positivo para a organização. 


Inovação
também pode ser definida como “explorar novas ideias com sucesso”. Podem ser trabalhadas ideias que geram, por exemplo, impacto no aumento do faturamento, da margem de lucro, redução no uso de insumos entre outros benefícios. 


Contudo, também existe outra categoria de inovação, relacionada a produtos e processos. São as chamadas “inovações tecnológicas”. 


Existem também inovações que podem se relacionar ao surgimento de novos mercados, modelos de negócio e métodos organizacionais. 


Porém, é hora de responder à pergunta que muitos empreendedores gostariam de fazer! Confira mais informações no próximo tópico.


Aproveite para ler sobre:
Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular.



Como os empreendedores podem fazer inovações? 

Quando falamos em inovação para empreendedores podem surgir muitas dúvidas a respeito de como aplicar o conceito nas rotinas e processos da empresa. 


Pensando em deixar a ideia um pouco menos abstrata, criamos uma série de dicas para você levar inovação para a sua empresa! 


1.Não tenha medo de mudar processos 

Sabemos que, conforme o negócio se desenvolve, é criada uma cultura empresarial. Trata-se de uma série de costumes e formas de fazer, típicas de determinada organização. 


Apesar disso, as empresas ao longo do tempo vão se modificando e o mundo também.


Dessa forma, torna-se necessário que os processos sejam revistos conforme a necessidade. São nesses momentos de revisão que as
inovações acontecem. Por isso, não tenha medo de tentar modificar aos poucos os processos.


2.Observe seus concorrentes

Outra forma de conseguir informações relevantes que irão guiar o seu caminho para inovar e crescer o seu negócio é observar as estratégias e processos dos seus concorrentes.


Observe iniciativas dos concorrentes locais, de outros países ou até mesmo de um segmento distinto. É possível aprender muito com os erros e acertos de outras empresas. 


3.Consuma conteúdo 

Já ouviu falar da expressão “nada se cria, tudo se copia”? Essa afirmativa faz referência ao ato de criar um repertório, acumular conhecimentos e aumentar a sua capacidade criativa e de resolução de problemas. 


Por isso, buscar inspiração por meio de arte, música, teatro, artigos científicos e conversas com pessoas que entendam do assunto pode ser uma das formas mais eficientes de ajudá-lo a
criar soluções para a sua empresa


4.Estimule a criatividade da sua equipe 

Por conta do acúmulo de funções e procedimentos a serem executados rotineiramente, nem sempre o proprietário está envolvido em todos os processos da empresa.


Diante disso, o empresário não compartilha da mesma visão dos funcionários. Queremos dizer, portanto, que a
inovação no empreendedorismo pode vir também da equipe.


Afinal, os funcionários possuem conhecimentos distintos e que podem vir a agregar na c
riação de soluções para a empresa


5.Ofereça recompensas para a equipe 

Uma equipe motivada é mais produtiva e dedicada ao trabalho, o que aumenta as chances de desenvolvimento de tecnologias e de respostas para os desafios da empresa. 


Uma das maneiras mais eficazes para produzir este efeito é oferecer prêmios e recompensas. 


Mas é preciso cuidado! O prêmio não deve ser a única motivação para a participação do funcionário. Essas ações devem ser acompanhadas pela criação de uma cultura de
inovação colaborativa


6.Busque capacitar a sua equipe

Conforme dito anteriormente, a inovação para empreendedores só acontece mediante a obtenção de repertório e referências acerca do nicho ou área de atuação da empresa. 


Ao investir em capacitação é possível acessar essas informações e treinar a sua equipe para exercer um olhar mais criterioso e criativo sobre os desafios do dia a dia. 


Por que a inovação para empreendedores é tão importante? 


Você sabia que a palavra “empreendedorismo” está intimamente ligada a um comportamento que visa estimular as habilidades de liderança, iniciativa e promoção de descobertas?


Esses são elementos fundamentais para que o objetivo de
inovar e crescer o negócio sejam alcançados. Contudo, este conceito não é inerente apenas ao dono do negócio.


Ter uma equipe constituída de funcionários com perfil empreendedor é algo muito positivo para fomentar a
inovação


A
inovação para empreendedores é um mecanismo que impede a continuidade de operações ineficientes, evitando que a gestão atue de forma engessada. 


Essa ação é de suma importância para que a empresa não fique ultrapassada, proporcionando diversos ganhos para a empresa. 


Confira quais são:

 

  • Redução de custos; 
  • Criação de novas tecnologias;
  • Economia de recursos financeiros;
  • Mais competitividade para o negócio; 
  • Maior satisfação do cliente. 


E você, já adotou a
inovação nas rotinas e processos da sua empresa?


O que você achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários! Para ter acesso a mais conteúdos como este visite o nosso
blog e siga a Job Contábil nas redes sociais


Aproveite e leia também:
Microempresa e Empresa de Pequeno Porte: Quais as diferenças?

 

Contate-nos

15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: