Blog Layout

A importância da análise financeira na gestão da empresa

Time de Conteúdo • mar. 28, 2023

Em 2022, o Brasil registrou a abertura de 3,8 milhões de novas empresas. Isso resultou em 20,1 milhões de empresas ativas ao final do 3.º quadrimestre (de setembro a dezembro de 2022), segundo o Boletim do Mapa de Empresas. Porém, apesar de parecerem números positivos, nem todas as empresas conseguem sobreviver.


Prova disso é que
menos de 40% das empresas ultrapassam 5 anos de atividades. E a má gestão financeira encabeça a lista dos vilões da sustentabilidade dos negócios a longo prazo. 


Por isso, neste artigo falaremos da i
mportância da análise financeira na gestão da empresa, dicas para implementar esta estratégia assertivamente em seu negócio. 


Boa leitura!


O que é a análise financeira?

A análise financeira é uma metodologia gerencial focada na apuração do desempenho econômico da empresa e na concepção de estratégias que implementam a gestão administrativo-financeira e otimizam o alcance de resultados. Esse processo se dá por meio da estruturação e estudo de indicadores de desempenho. 


Entretanto, para a composição de métricas que apurem aspectos efetivamente relevantes para o momento empreendedor que a empresa atravessa, é imprescindível contar com uma equipe capacitada para realizar tal processo. 


Para a confecção de um plano de
análise financeira assertivo, é preciso fazer um diagnóstico da real situação da empresa, compreender os objetivos de mercado do negócio, avaliar quais os desafios do segmento onde a empresa se encontra, para então ter entendimento técnico de quais variantes e processos monitorar.


Assim, se definem as ações que o negócio precisa — e que lhe são viáveis — para alcançar os resultados que deseja a curto espaço de tempo, com baixos custos e melhor uso dos recursos que dispõe.


Deste modo, os indicadores de desempenho elementares para a gestão implementar uma
análise financeira assertiva. 


São elas:


  • Custos operacionais, fixos e variáveis;
  • Margem de contribuição;
  • Faturamentos periódicos;
  • Precificação de produtos e serviços;
  • Margem de lucro;
  • Sazonalidades do mercado, demanda e preferências dos consumidores;
  • Histórico de transações;
  • Fluxo de caixa.


A
análise financeira também cumpre o papel de apurar o desenvolvimento da empresa, sua evolução patrimonial e econômica, balizando tomada de decisão de curto, médio e longo prazos.


Como implementar a análise financeira na gestão de sua empresa?

A esta altura, você já conhece indicadores-chave para serem implementados à análise financeira na gestão de uma empresa. 


Entretanto, é imprescindível compreender algumas estratégias para a análise ser realizada efetivamente.


Confira agora quais parâmetros avaliar em uma
análise financeira. 


Índice de Lucratividade


Esta metodologia d
e análise financeira apura o lucro operacional proporcionado pelas operações de vendas, ou seja, se as vendas cobrem os custos de produção e se há capital restante. 


Seu cálculo pode ser obtido a partir da seguinte fórmula:


  • Índice de Lucratividade: Lucro líquido ÷ receita bruta ×100 


Índice de Liquidez

Diz respeito à capacidade que a empresa tem de arcar com seus compromissos financeiros  no período apurado, considerando apenas a receita gerada por suas operações de mercado.


Para uma correta apuração dos dados contábeis da empresa, deve-se apurá-lo em diferentes circunstâncias. Apresentaremos as diferentes formas desta metodologia de
análise financeira, análise por meio das fórmulas de apuração. 


São elas:


  • Liquidez Corrente = Ativo Circulante ÷ Passivo Circulante;
  • Liquidez Seca = (Ativo Circulante — Estoques) ÷ Passivo Circulante;
  • Liquidez Imediata = Disponível ÷ Passivo Circulante;
  • Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) ÷ (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante).


Índice de endividamento

Este fator de análise financeira apura o montante de capital da empresa comprometido com despesas. 


Possibilita o acompanhamento de quais operações financeiras da empresa são liquidadas com recursos próprios e quais utilizam de capital de terceiros.


A fórmula para seu cálculo é: 


  • Endividamento Financeiro = (Dívida Bruta ÷ Patrimônio Líquido) ×100 

Prazo médio de pagamento e recebimento

Juntas, essas métricas apuram o tempo médio que a empresa leva para quitar as suas dívidas ou obrigações com os fornecedores, bem como o prazo de espera para o recebimento efetivo da receita de vendas.


Qual a importância da análise financeira para a gestão de sua empresa?

Através de uma análise financeira, a gestão de sua empresa adquire um entendimento mais amplo da viabilidade de negócio, estabelecendo uma margem de cálculo precisa da capacidade de lucro e estabilidade financeira da empresa no período avaliado.


Alguns outros benefícios são:


  • Melhoria da gestão do fluxo de caixa;
  • Redução de gastos;
  • Otimização na alocação de recursos;
  • Investimentos inteligentes;
  • Mais compliance fiscal;
  • Disponibilidade de relatórios financeiros atualizados, conferindo mais estratégia para as tomadas de decisão gerenciais, dentre outros. 


Com uma
análise financeira apoiada por contadores experientes, a empresa torna-se capaz de estabelecer um equilíbrio financeiro, mitigando riscos de operar no vermelho e trabalhando com foco principal na implementação da receita e aumento do capital de giro para investir em melhorias e cobrir emergências. 


Ainda, uma análise financeira assertiva dá base para uma composição inteligente de preços — um desafio difícil de ser superado
por 89% dos empresários.


Com isso, suas empresas captam muito mais consumidores com precificação mais competitiva, produzindo lucros para o negócio, conquistando a respeitabilidade de investidores, credibilidade entre os demais
stakeholders e ganhando em posicionamento de mercado. 


Como resultado, sua empresa irá dispor de mais recursos para investimento em automatização, capacitação de equipes e na melhoria do desempenho administrativo, resultando em redução de gargalos operacionais, diminuição de custos e redução dos
ciclos operacionais, aumentando a lucratividade do negócio.


Conte com o Suporte da Job Contábil!

A Job Contábil é um empresa localizada no mercado de São Paulo, fundada em 2016, com profissionais altamente capacitados em formações multidisciplinares.


Consolidamos nosso conhecimento com tecnologia para oferecer para sua empresa
análises financeiras mais assertivas e projeções de mercado capazes de proporcionar para sua empresa o direcionamento certo para uma rápida escalabilidade, de modo sustentável e lucrativo.


Entre em
contato e fale com nossos consultores!


Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso
blog e em nossas redes sociais!


Leia mais:
Margem de contribuição: o que é, como calcular



15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: