Em 2022, o Brasil registrou a abertura de 3,8 milhões de novas empresas. Isso resultou em 20,1 milhões de empresas ativas ao final do 3.º quadrimestre (de setembro a dezembro de 2022), segundo o Boletim do Mapa de Empresas. Porém, apesar de parecerem números positivos, nem todas as empresas conseguem sobreviver.
Prova disso é que menos de 40% das empresas ultrapassam 5 anos de atividades. E a má
gestão financeira
encabeça a lista dos vilões da sustentabilidade dos negócios a longo prazo.
Por isso, neste artigo falaremos da importância da análise financeira na gestão da empresa, dicas para implementar esta estratégia assertivamente em seu negócio.
Boa leitura!
A análise financeira é uma metodologia gerencial focada na apuração do desempenho econômico da empresa e na concepção de estratégias que implementam a gestão administrativo-financeira e otimizam o alcance de resultados. Esse processo se dá por meio da estruturação e estudo de indicadores de desempenho.
Entretanto, para a composição de métricas que apurem aspectos efetivamente relevantes para o momento empreendedor que a empresa atravessa, é imprescindível contar com uma equipe capacitada para realizar tal processo.
Para a confecção de um plano de
análise financeira
assertivo, é preciso fazer um diagnóstico da real situação da empresa, compreender os objetivos de mercado do negócio, avaliar quais os desafios do segmento onde a empresa se encontra, para então ter entendimento técnico de quais variantes e processos monitorar.
Assim, se definem as ações que o negócio precisa — e que lhe são viáveis — para alcançar os resultados que deseja a curto espaço de tempo, com baixos custos e melhor uso dos recursos que dispõe.
Deste modo, os indicadores de desempenho elementares para a gestão implementar uma
análise financeira
assertiva.
São elas:
A
análise financeira
também cumpre o papel de apurar o desenvolvimento da empresa, sua evolução patrimonial e econômica, balizando tomada de decisão de curto, médio e longo prazos.
A esta altura, você já conhece indicadores-chave para serem implementados à análise financeira na gestão de uma empresa.
Entretanto, é imprescindível compreender algumas estratégias para a análise ser realizada efetivamente.
Confira agora quais parâmetros avaliar em uma análise financeira.
Esta metodologia de análise financeira
apura o lucro operacional proporcionado pelas operações de vendas, ou seja, se as vendas cobrem os custos de produção e se há capital restante.
Seu cálculo pode ser obtido a partir da seguinte fórmula:
Diz respeito à capacidade que a empresa tem de arcar com seus compromissos financeiros no período apurado, considerando apenas a receita gerada por suas operações de mercado.
Para uma correta apuração dos dados contábeis da empresa, deve-se apurá-lo em diferentes circunstâncias. Apresentaremos as diferentes formas desta metodologia de
análise financeira, análise por meio das fórmulas de apuração.
São elas:
Este fator de análise financeira apura o montante de capital da empresa comprometido com despesas.
Possibilita o acompanhamento de quais operações financeiras da empresa são liquidadas com recursos próprios e quais utilizam de capital de terceiros.
A fórmula para seu cálculo é:
Juntas, essas métricas apuram o tempo médio que a empresa leva para quitar as suas dívidas ou obrigações com os fornecedores, bem como o prazo de espera para o recebimento efetivo da receita de vendas.
Através de uma análise financeira, a gestão de sua empresa adquire um entendimento mais amplo da viabilidade de negócio, estabelecendo uma margem de cálculo precisa da capacidade de lucro e estabilidade financeira da empresa no período avaliado.
Alguns outros benefícios são:
Com uma
análise financeira apoiada por contadores experientes, a empresa torna-se capaz de estabelecer um equilíbrio financeiro, mitigando riscos de operar no vermelho e trabalhando com foco principal na implementação da receita e aumento do capital de giro para investir em melhorias e cobrir emergências.
Ainda, uma análise financeira assertiva dá base para uma composição inteligente de preços — um desafio difícil de ser superado
por 89% dos empresários.
Com isso, suas empresas captam muito mais consumidores com precificação mais competitiva, produzindo lucros para o negócio, conquistando a respeitabilidade de investidores, credibilidade entre os demais
stakeholders e ganhando em posicionamento de mercado.
Como resultado, sua empresa irá dispor de mais recursos para investimento em automatização, capacitação de equipes e na melhoria do desempenho administrativo, resultando em redução de gargalos operacionais, diminuição de custos e redução dos
ciclos operacionais, aumentando a lucratividade do negócio.
A Job Contábil é um empresa localizada no mercado de São Paulo, fundada em 2016, com profissionais altamente capacitados em formações multidisciplinares.
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