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Margem de contribuição: o que é, como calcular

Time de Conteúdo • fev. 24, 2023

Ao gerir uma empresa, diversos são os fatores em que um empresário precisa manter sua atenção.  Entre eles o valor correto de suas vendas e o quanto é preciso para que seu negócio pague as suas despesas e se desenvolver de forma saudável. 


Neste momento, compreender o que é a
margem de contribuição e como esse importante indicador possibilita realizar a correta avaliação da saúde financeira de sua empresa. 


Para compreender melhor como é efetuado o cálculo e o seu acompanhamento, nosso time preparou este guia. 


Leia com atenção e aprenda como é a
margem de contribuição e como realiza na gestão de sua empresa. 


O que é margem de contribuição

A margem de contribuição é indicador financeiro que aponta o ganho bruto sobre as vendas de um empreendimento. De maneira resumida, o receita que sobra, depois que a empresa realiza os pagamentos dos custos de produção e das despesas variáveis. 


O valor restante será usado para pagar os gastos fixos da empresa, como aluguel, folha de pagamento, manutenção e também para constituir o lucro do negócio junto a sócios e acionistas. 


Dessa forma, a
margem de contribuição é entendida como um dos principais indicadores para a avaliação do desempenho financeiro de uma empresa. Possibilitando que o empresário calcule a média da margem de contribuição para todos os seus produtos ou serviços, assim como o seu cálculo de forma unitária. 


 Aproveite para ler e se preparar:
Quem precisa declarar Imposto de Renda em 2023?


Quando aplicar a margem de contribuição

A seguir compartilhamos as principais aplicações da margem de contribuição na gestão de seu negócio. Confira: 


  • Avaliar a lucratividade do negócio; 
  • Definição do preço mínimo de venda; 
  • Determinação do ponto de equilíbrio; 
  • Criação de estratégias de vendas. 


Como calcular a margem de contribuição

O cálculo da margem de contribuição pode ser feito por meio da aplicação de uma fórmula. Sendo ela: 


Margem de contribuição = valor das vendas - (custos variáveis + despesas variáveis)


No valor de vendas, deverá ser considerado o
preço final da venda do produto ou serviço. Enquanto os custos variáveis, correspondem aos custos de produção e as despesas variáveis, as comissões de venda e impostos. 


Como resultado, o valor final representará o quanto a empresa consegue gerar de recursos para o pagamento de suas despesas fixas e ainda obter lucro. 


Principais exemplos de cálculo da margem de contribuição


Sabemos que é normal ter dúvidas acerca do cálculo da margem de contribuição, uma vez que não basta apenas saber calculá-la, também é preciso saber como interpretá-los. 


Agora, confira dois exemplos práticos para o acompanhamento a sua gestão: 


Quando a empresa está no vermelho


Neste primeiro exemplo, analisaremos a
margem de contribuição sobre a venda do principal produto de um negócio.


Imagine que o custo de produção seja de R$20,00 e seu preço de venda de R$35,00, com as despesas variáveis de 20% sobre cada venda, ou seja, R$ 7,00. 


Agora vamos ao cálculo: 


Margem de contribuição (MC
) = valor das vendas - (custos variáveis + despesas variáveis)


MC = 35 – (20+7)

MC = 35 – 27

Margem de contribuição = R$ 8,00


Com esse valor, agora é possível fazer a projeção de suas vendas, determinando um período para análise. 


Em uma aplicação, se a sua empresa paga mensalmente R$2,8 mil em despesas fixas e venda 320 unidades do produto em referência. Basta fazer a multiplicação do número de vendas pelo valor da margem de contribuição, tendo como resultado obtido R$2.560,00.


Este pode ser considerado um diagnóstico ruim, uma vez que a margem deste produto principal não está sendo o suficiente para cobrir as suas despesas. 


Quando a empresa está no azul


Neste exemplo, consideramos a venda de dois serviços: 


Exemplo 1: R$40,00 de custos variáveis, R$ 100,00 o seu preço de venda, 15% com despesas variáveis; 


Exemplo 2: R$20,00 de custos variáveis, R$ 80,00 sendo o seu preço de venda e com 15% das despesas variáveis. 


Quando aplicado a fórmula da
margem de contribuição, fica: 


MC do serviço 1 = R$ 100,00 - (R$ 40,00 + R$ 15,00)

MC do serviço 1 = R$ 45,00

MC do serviço 2: R$ 80,00 - (R$ 20,00 + R$ 12,00)

MC do serviço 2 = R$ 48,00


Considerando o cenário com uma projeção de vendas de 70 unidades do serviço 1 e 50 unidades do serviços 2, para o próximo mês, o resultado do cálculo de contribuição é de: R$5.550,00 para as despesas fixas e lucro. 


Dessa forma, se a empresa possui R$4,5 mil em despesas fixas mensais, significa que subtraindo os seus gastos de funcionamento, a sua gestão ainda obterá R$1.050,00 de lucro com a comercialização desses dois serviços. 


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