Blog Layout

Planejamento Orçamentário 2023: como preparar sua empresa para o próximo ano

Time de Conteúdo • nov. 11, 2022

As incertezas no desempenho das economias no mundo contemporâneo reforçam a necessidade da elaboração de planejamento orçamentário que considere, de maneira crítica, premissas de comportamento econômico, produtivo e financeiro. 


Para o cenário brasileiro, uma parcela de especialistas afirmam cenários promissores e outras parcelas são mais descrentes com a recuperação e crescimento significativo do conjunto de atividades integradoras do PIB nacional.


Por isso, realizar de maneira assertiva e adequada um
planejamento orçamentário para 2023 é crucial. 


Mensurar e quantificar todo o conjunto e ecossistema de sua empresa, de maneira retroativa, considerando peças orçamentárias e traçando nortes de operacionalidade compõem aquilo que se denomina no campo da contabilidade como Planejamento Orçamentário.


Mas, como preparar um
planejamento orçamentário para 2023? Quais fatores devem ser considerados e quais etapas são necessárias no momento de se conjecturar e prever cenários para o seu negócio?


Pensando nestas questões, nosso time de especialistas elaborou este artigo abordando a importância do planejamento orçamentário, as previsões para o cenário brasileiro em 2023 e as etapas na consolidação de um
planejamento orçamentário  para 2023.


Tenha uma ótima leitura!


A importância da elaboração de planejamento orçamentário 

A implementação de culturas de planejamento na estrutura das empresas impacta diretamente nos resultados obtidos durante um certo período de tempo. 


Planejar, seja em âmbito financeiro, tributário, orçamentário ou operacional, denota uma postura proativa e crítica frente ao desempenho do negócio. Isto é, se constitui como instrumento de objetivos, metas, diálogos e, evidente, controle. 


O
Planejamento Orçamentário, portanto, é um destes instrumentos. Pode ser associado tanto à ação de análise retrospectiva das operações da empresa quanto à proativa em projeções e simulações econômicas. 


Esta modalidade ou estratégia gerencial se associa diretamente ao orçamento da empresa. Ou seja, o âmbito orçamentário do negócio considera todas as operações contábeis da empresa e apresenta-se fundamentalmente como expressão quantitativa. 


No entanto, o orçamento deve ser encarado como processo
realista e flexível. A rigidez ou deliberações orçamentárias top to bottom por vezes não condizem com as realidades departamentais e, portanto, podem gerar distorções ou rigidez excessiva que impede sua execução saudável, rentável, eficiente e ativa.


Desse modo, os objetivos de um
Planejamento Orçamentário são multifacetados. Indicam um local específico que a empresa deseja alcançar durante um determinado período, sublinham de maneira realística os controles orçamentários, assim como fundamentam decisões. 


Portanto, pode-se indicar como aspectos fundamentais de um
Planejamento Orçamentário ser considerado:


  • Instrumento quantitativo de projeções e previsões de execução orçamentária para um determinado período de tempo (1, 2, 3 ou mais anos);
  • Ferramenta motivacional, uma vez que impõe barreira às despesas-custos e estipula uma objetivo de entradas em receita;
  • Dispositivo de controle e avaliação do desempenho da empresa, tendo natureza retrospectiva no momento de planejamento e sincrônicas durante a implementação dos planos diretores; 
  • Recurso válido na tomada de decisões ao longo do calendário-ano base de execução, como a capitalização de oportunidade não avaliadas anteriormente e que somam ao escopo operacional do negócio.


Desse modo, um
planejamento orçamentário conta com vários campos possíveis de atuação. Independente de quais são efetivamente, aos gestores departamentais e quadro societário é necessário expertise contábil.


Sendo definidas as metas e objetivos da empresa a partir de
planejamento orçamentário, como estruturar de maneira eficaz um para o próximo ano de 2023? Ou seja, como preparar a sua empresa a partir de um planejamento orçamentário para 2023?


Para respondermos a esta pergunta de maneira satisfatória, vale a pena considerarmos as projeções e tendências para o cenário brasileiro no ano de 2023.



Aproveite para ler também sobre
como fazer o seu mapa de custo.


Projeções macroeconômicas: Brasil 2023


Em publicação relativamente recente divulgada pelo IPEA, em
Carta de Conjuntura, a diretoria do instituto estimou um crescimento de 1,3% ano do PIB nacional para 2023. Apontando, em estimativas técnicas, processos moderados no início de 2023, mas com melhoria ao longo do ano.


Avaliavam o crescimento módico impulsionado por dois fatores: por um lado, o provável encerramento do conflito Ucrânia-Rússia impactando diretamente nas políticas monetárias internacionais e consequente redução nos movimentos inflacionários.


Por outro lado, uma recuperação produtiva no setor agropecuário estimado em 2,5%, na indústria em 1%, e em serviços com 1,4% de crescimento. Estas projeções sublinham, portanto, um cenário de certo modo mediano, contudo, com indicadores positivos.


No entanto,
economistas da Fundação Getúlio Vargas não compartilham das estimativas positivas de crescimento. Em publicação de agosto de 2022, o Macroeconomista Bráulio Borges projetava cenários menos favoráveis para o PIB brasileiro em 2023-24.


Argumentando com base em análise seriais e comparativas entre os indicadores de Brasil Efetivo
versus Brasil Sintético, o economista indicava um crescimento de 1,1% ao ano para o período 2023 e 2024. 


Sobretudo tendo em vista o impacto de políticas internas fiscais e parafiscais, contexto de articulação e remodelamento de postos eletivos no Estado Brasileiro. 


Este contexto, somado às variações negativas entre estimativas de crescimento e real desempenho do PIB 2019-2022 denotam, como afirmado pelo economista para o período 2023-24, “
uma virtual ausência de convergência em relação às economias mais avançadas”.


Ou seja, um relativo descompasso entre a economia Brasileira (em seus vários setores, segmentos) e as demais nações com índices superiores ao brasileiro no campo produtivo e econômico. 


Mesmo com variações metodológicas e conceituais entre os dados levantados e analisados pela diretoria do IPEA e por economistas da FGV, o Brasil, ao que tudo indica, não entrará em recessão. Mas, igualmente, não apresentará índices satisfatórios de desenvolvimento.


Tendo em vista os dados apresentados, como preparar de maneira assertiva um
planejamento orçamentário para 2023?



Leia também sobre os benefícios da
assessoria fiscal e contábil.


Como elaborar um planejamento orçamentário 2023


Toda e qualquer modalidade de
planejamento orçamentário deve ter em vista que seu processamento considera a reunião de todo o ecossistema da empresa: tecnologias empregadas, pessoal, sistema de informação, recursos tangíveis e intangíveis disponíveis.


Desse modo, cabe às partes envolvidas nos processos contemplar desde o estabelecimento dos objetivos da empresa para o ano futuro até o monitoramento das ações orçamentárias e estratégicas planejadas. 


Os procedimentos que compõem a elaboração de um efetivo
planejamento orçamentário para 2023 consideram a instauração de comitês gestores e deliberativos, assim como a reunião detalhada de todas as peças orçamentárias. 


Vale lembrar que este processo se dá em etapas pré-definidas em cronograma geral de execuções, sendo estipulados os momentos de reunião das diretrizes gerais e avaliação de todo o funcionamento retroativo, sob o aspecto orçamentário, da empresa.


Neste momento, os agentes envolvidos pré-definem os fatores de previsibilidade e projeção de comportamento
econômico para 2023. Em seguida a projeção retroativa do comportamento da empresa neste cenário conjectural futuro e, por fim, o devido controle. 


Ou seja, levantamento daquilo que a empresa prevê de operacionalidade orçamentária com base em dados factuais, objetivos e realistas. Seguidos das análises setoriais de modo a assegurar a exequibilidade e consonância. Por último, o devido controle do planejamento. 


As etapas podem ser definidas da seguinte maneira:


  • Reunião das peças orçamentárias;
  • Análise e aprovação inicial contábil;
  • Revisão, ajustes e conclusão das orientações;
  • Elaboração do planejamento orçamentário e demonstrativos contábeis;
  • Controle e emissão de relatórios de possíveis variações.



A calendarização de cada uma destas etapas deve igualmente ser exequível e em consonância com a realidade estrutural e operacional da empresa. Desse modo, o porte da empresa impacta diretamente na maneira como o
planejamento orçamentário para 2023 será realizado. 


Caso o negócio disponha de setores e departamentos específicos e direcionados ao levantamento, processamento e análise criteriosa das peças orçamentárias, todo o cronograma poderá ser executado de maneira interna.


Caso contrário, recomenda-se sempre a presença de equipes ou empresas especializadas em contabilidade e planejamento orçamentário na condução de todo o processo. Ou seja, desde a avaliação das peças orçamentárias até o monitoramento e indicação de desvios.


A importância da definição de premissas orçamentárias


Um dos fatores cruciais na elaboração de
planejamento orçamentário para 2023 em sua empresa é o estabelecimento de premissas. Estas estão vinculadas a qual cenário se deseja alcançar.


Nesta etapa basilar, um comitê ou especialistas analisam todo o conjunto de variáveis econômicas em sentido local ou global, a depender do campo, setor, segmento e potencial de atuação da empresa. 


Estes cenários conjunturais fundamentam as premissas de atuação orçamentária do negócio. Sendo avaliadas a rentabilidade das ações, o potencial de redução de custos operacionais, a variação na cartela de entradas de receita dentre outros fatores.


Das premissas ao sistemas de controle


Após definidos os cenários, avaliados com base nas metodologias adotadas na empresa, seguidos da composição de orçamento para o calendário-ano subsequente, o passo final de crucial importância é o monitoramento e avaliação da execução orçamentária prevista.


Isto é, todas as premissas deverão, portanto, integrar o conjunto de sistemas contábeis de controle adotados pelo negócio e conduzidos por profissionais qualificados. Esse controle deve se dar de maneira próxima, atenta, minuciosa e metódica.


Garantido, assim, a devida percepção da efetividade do orçamento e sua realização durante o ano previsto. Caso ocorram variações significativas e imprevisíveis, cabe, inclusive, aos controladores do processo a realização de relatórios de diagnóstico.


Conte com a JOB Contábil no momento de tomada de decisões estratégicas para 2023


Propor e implementar um
planejamento orçamentário para 2023 em seu negócio dependerá da maneira como todo o ecossistema de sua empresa reage às entradas e saídas de capitais. 


Cabe aos profissionais qualificados e com experiência de mercado avaliarem todos os processos. Minuciosamente levantando, analisando retroativamente peças orçamentárias, estabelecendo premissas e elaborando planejamentos exequíveis. 


Neste e em outros momentos, conte com a
JOB Contábil! Em nossa trajetória acumulamos expertises de mercado e conhecimentos técnico-operacionais de excelência.


Nosso time de especialistas em
planejamento orçamentário está à sua disposição. Entre em contato conosco e acesse o nosso blog para mais informações.

Contate-nos

15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: