Blog Layout

Avaliação de Crédito Tributário: Entenda como funciona

Time de Conteúdo • set. 29, 2021

De acordo com o Impostômetro do IBGE, 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam. Sendo de conhecimento geral que a legislação tributária brasileira está entre uma das senão a mais onerosa e complexa do mundo. 


Apesar do problema ser recorrente e atrapalhar o caixa de muitas empresas, sem que ao menos os empreendedores saibam disso, é possível recuperar esses valores. Para tanto, é necessário estar em dia com suas obrigações e  buscar o suporte de uma contabilidade. 


Assim, o empreendedor irá iniciar o processo de
Avaliação de Crédito Tributário e entender como funciona e o que deve ser feito para reaver os valores pagos indevidamente. Leia o artigo até o final e tire suas dúvidas. Vamos lá? 


Leia em seguida:
Gestão fiscal: por que ela é tão importante?


O que é a avaliação de crédito tributário? 


A
avaliação de créditos tributários consiste no ato da empresa avaliar por meio de documentos como notas fiscais, cálculos tributários e declarações como anda a prestação de contas da empresa. 


Caso a organização esteja pagando mais impostos do que deveria, essas informações recolhidas durante a avaliação podem ser usadas como material para embasar uma possível
solicitação de recuperação de créditos tributários


Quer saber mais sobre o assunto então leia o próximo tópico!


Como é feita a avaliação de créditos tributários? 

A avaliação de créditos tributários é normalmente realizada por um contador ou um fiscal tributário, cuja especialidade é o sistema tributário brasileiro.


Isso porque, tal função exige conhecimentos profundos e um olhar analítico sobre a carga tributária incidente nas empresas. 


Este processo demanda uma avaliação minuciosa e cuidadosa da gestão tributária do negócio. Assim, para fazer a
avaliação de créditos tributários o contador precisará analisar o planejamento tributário da organização.


Checando o regime tributário adotado, as notas fiscais da empresa, se ela não deixou de pagar nenhum imposto nos últimos anos, irá revisar a base de cálculos de tributação com o objetivo de identificar quais  foram os
impostos pagos e se houve pagamento além do necessário. 


Para que serve a avaliação de créditos tributários?

Normalmente a avaliação de créditos tributários é feita com o objetivo de verificar se existem oportunidades da empresa diminuir sua carga tributária de forma lícita e dentro da lei. 


Dessa forma, o objetivo da
avaliação de créditos tributários é analisar se a empresa tem ou não direito de ser ressarcida. 


Dessa forma, a
solicitação dos créditos tributários só pode ser feita, caso a empresa tenha provas de que realmente paga mais tributos do que deveria. 


Se você não sabe se sua empresa tem ou não direito ao ressarcimento, confira a seguir quem pode fazer a solicitação? 


Quem pode solicitar créditos tributários? 

Qualquer empresa pode solicitar a avaliação de créditos tributários, exceto quem é MEI, Microempreendedor Individual. 


Uma vez que a tributação desta categoria não é alta o suficiente para tal. Além disso, empresas de qualquer regime tributário podem solicitar a recuperação de créditos tributários perante a justiça. 


Após a avaliação concluída, caso a sua empresa tenha direito a recuperação de crédito tributário é preciso entrar em contato com um profissional do direito. Veja no tópico a seguir o que fazer após
avaliação de crédito tributário.


Tenho direito a recuperação de crédito tributário: o que fazer?

O primeiro passo é ter certeza de que sua empresa atende a todos os pré-requisitos do processo, o primeiro é possuir pelo menos cinco anos de funcionamento. 


Visto que, este é o tempo mínimo para recuperação. Outra questão importante é a elaboração de um dossiê da sua gestão tributária durante o período citado, como arquivos XML, notas fiscais e declarações. 


Geralmente empresas do Simples Nacional possuem mais chances de conseguir a recuperação tributária. Pois como o regime possui recolhimento simplificado abre mais precedentes para situações de dupla tributação. 


Vale lembrar também que cada setor da economia possui suas singularidades, o que irá impactar também nas chances de sucesso do processo de
recuperação de créditos. O segundo passo é entrar com um pedido judicial para recuperação dos valores pagos indevidamente. 


A ação pode ser concluída entre 45 e 60 dias, caso o pedido seja negado a empresa tem até dois anos para entrar com recurso. 


Em um momento como o que estamos vivendo, um reforço no caixa pode ser o impulso que sua empresa está precisando. Então aproveite esta informação e verifique se a sua empresa tem direito a recuperação tributária, faça a sua avaliação de créditos tributários conosco! Teremos prazer em atendê-lo.


Somos a
Job Contábil, nascemos com a missão de ajudar os negócios a se desenvolverem reinventando a cada dia nosso modo de fazer contabilidade. Sabemos que bons resultados são obtidos com responsabilidade, ética e uso da tecnologia. 


Quer ter acesso a mais artigos como este? Então visite o nosso
blog e não esqueça de seguir os nosso perfil nas redes sociais


Aproveite também:
Inovação para empreendedores - Como inovar e crescer o seu negócio?


Contate-nos

15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: