Blog Layout

DRE: como montar e avaliar resultados contábeis do jeito certo!

Time de Conteúdo • dez. 26, 2022

Dos muitos documentos com a qual a contabilidade de uma empresa lida, o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um dos mais importantes, utilizados para a gestão de  questões internas e externas da empresa.


Apesar de toda a funcionalidade do documento, muitos empreendedores ainda não sabem como usar o
DRE para avaliar resultados contábeis e otimizar os seus números e processos.


Nesse material, você irá entender como usar a análise do
DRE ao seu favor. Desejamos uma boa leitura!


Leia também:
Consultoria fiscal: o que faz e quais os benefícios de contratar o serviço.


O que é o DRE?

O Demonstrativo do Resultado do Exercício, ou DRE, é um relatório contábil que registra, de maneira ordenada, todas as movimentações financeiras de uma empresa durante um determinado período. 


Este documento só pode ser elaborado por um contador devidamente registrado em seu conselho de classe, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o que é um indicativo da seriedade e importância desse documento. 


Um dos motivos para que esse documento seja levado tão a sério é porque ele é usado por órgãos exteriores para fiscalizar se as empresas estão em dia com suas obrigações tributárias. 


Por isso a emissão do
DRE é obrigatória para todas as empresas, com exceção dos microempreendedores individuais (MEI), ao fim de todo ano-calendário (período que compreende de 1º de janeiro a 31 de dezembro de um mesmo ano).


Quando usada para prestar contas ao fisco, a DRE é elaborada junto ao
Balanço Patrimonial, que também deve ser assinado por um contador devidamente registrado, para fins de transparência fiscal. 


A apresentação do DRE deve ser feita na forma de uma lista vertical dividida em, usualmente, duas colunas: uma delas indica as operações da empresa, e a outra, os resultados líquidos dessas operações, que podem ser lucro ou prejuízo, o que também permite usá-lo para
avaliar resultados contábeis.


O DRE como ferramenta de uso interno para avaliar resultados contábeis

Apesar de a emissão do DRE ser mandatória às empresas apenas uma vez ao ano, é comum que elas emitam esse documento mais vezes.


Isso porque o
DRE também é uma excelente ferramenta gerencial para a empresa, sendo muito útil para avaliar resultados contábeis e, assim, realizar o monitoramento e a manutenção da saúde financeira


Exatamente por seu caráter preciso e sistemático, o
DRE possibilita que as empresas identifiquem indicadores que merecem especial atenção, podendo ser usado como forma de otimizar resultados ao mostrar pontos de atenção. 


Por exemplo, um gestor pode observar que determinado processo está representado um gasto maior do que viável e, assim, decidir revê-lo. Nesse cenário, vemos a DRE auxiliando na
tomada de decisões.


Além disso, a credibilidade do DRE faz com que os resultados apresentados nele sejam considerados pelos bancos, no momento de solicitar empréstimos, e pelos investidores, ao analisarem se a empresa em questão é um investimento promissor. 


Tipos de Análise do DRE

Existem duas formas de analisar os dados do DRE a fim de examinar a situação da empresa.  Confira a seguir quais são: 


Vertical

Na análise vertical, são analisados apenas os números apresentados pelo demonstrativo vigente. Dessa forma, avalia-se cada indicador isoladamente para identificar o impacto que ele tem sobre a empresa. 


Assim, é possível identificar se determinado processo ou transação representou um percentual maior, ou menor que o esperado, possibilitando a identificação de gargalos e pontos de melhoria. 


Horizontal

Já a análise horizontal tem um caráter comparativo. Nela, os indicadores do DRE vigente são comparados aos mesmos indicadores de DRE’s anteriores. 


Assim, é possível analisar o progresso da empresa e identificar processos que não estão apresentando o desenvolvimento esperado. 


Como montar um DRE para avaliar os resultados contábeis 

Como dito anteriormente, para que um DRE seja considerado válido, é necessário, que seja assinado por um contador devidamente registrado, para garantir a precisão do documento. 


Portanto, o primeiro e principal passo é encontrar uma contabilidade de confiança para emitir o seu DRE (e o seu Balanço Patrimonial, que deve acompanhar o DRE caso o documento seja para fins de fiscalização e também deve ser assinado por um contador).


Uma vez encontrado o seu contador, ele irá elaborar o seu DRE com base nos dados que a legislação exige que sejam demonstrados no documento.


São eles:


  • A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
  • As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  • As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência, ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Explore as soluções da Job Contábil para o seu empreendimento!

Foi a ética profissional e a preocupação com os resultados do cliente que permitiram que a Job Contábil se tornasse referência em serviços contábeis no Brasil, o que, posteriormente, possibilitou que a empresa passasse a atender em outros países.


Tudo isso não seria possível sem um time absolutamente capacitado e dotado de expertise, e todo esse conhecimento e experiência podem ser aplicados para o sucesso do seu empreendimento!


Entre em
contato conosco e tenha essa equipe a postos para avaliar resultados contábeis e muito mais!


Mais conteúdos ricos sobre contabilidade e empreendedorismo são disponibilizados periodicamente em nosso
blog e em nossas redes sociais!


Continue lendo:
Planejamento Orçamentário 2023: como preparar sua empresa para o próximo ano.


Contate-nos

15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: