Engana-se quem acredita que uma empresa é apenas uma instituição com fins exclusivamente de geração de lucros. Toda instituição é formada por pessoas, as quais representam os valores, a missão e a identidade da empresa.
Dessa forma, se a empresa espera colher resultados que esteja de acordo com seu planejamento e sua finalidade de atuação como organização é preciso que seja formada por pessoas que corroborem para a consolidação deste projeto.
A vista disso, a gestão de pessoas é extremamente importante para que a sua empresa atinja bons resultados e ainda leve mais qualidade aos produtos e serviços oferecidos.
Então aproveite para ler este artigo e
entender como funciona o processo de gestão de pessoas é fundamental para o crescimento do seu negócio.
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A gestão de pessoas é uma área do conhecimento responsável por administrar o capital humano das empresas. Com o uso de conhecimentos de recursos humanos a empresa é capaz de alinhar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.
Dessa forma, é preciso que os gestores estejam em sintonia com sua equipe e durante os processos de seleção de novos funcionários sejam capazes de identificar os perfis que mais se encaixam com a cultura da empresa.
Além disso, também é responsabilidade da gestão de pessoas promover ações de engajamento, desenvolvimento e motivação dos colaboradores.
Conforme dito na introdução deste conteúdo, os resultados de uma empresa são consequências do comportamento das pessoas que fazem parte da mesma, ou seja, quem executa as tarefas do dia a dia.
Por isso, para que o negócio atinja suas metas, é preciso que a equipe esteja motivada e que cada um dos colaboradores entenda a sua importância dentro do sistema produtivo.
Dessa forma, processos como:
Etapas fundamentais para o alcance das metas empresariais e que devem ser levadas em consideração no estabelecimento das relações entre gestores e equipe.
Por meio da
gestão de pessoas a estrutura organizacional a empresa consegue adequar as normas trabalhistas aos seus objetivos e metas.
Logo, se você deseja saber como implementar a gestão de pessoas na rotina e nas operações do seu negócio, continue lendo o artigo e veja os pilares da
gestão de pessoas.
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Fazer a gestão de pessoas não é uma tarefa simples, isso porque, cada ser humano possui sua história, sendo impossível saber como cada indivíduo irá reagir a determinados estímulos.
Entretanto, existem algumas técnicas que podem facilitar e melhorar o relacionamento entre colaboradores e empresa, essa metodologias são conhecidas como pilares da
gestão de pessoas:
Quem de fato irá transmitir os valores e a cultura da empresa são os colaboradores e as funções executadas por eles no dia a dia. Dessa forma, para se consolidar como uma organização estruturada a empresa depende do comprometimento individual de cada funcionário.
Por isso, é fundamental que os empregados estejam motivados para que deem continuidade ao que precisa ser feito. quando um funcionário não se sente motivado é muito comum que sua produtividade diminua.
Dessa forma, é importante saber o que pode ser feito para que os colaboradores fiquem mais dispostos.
Um dos métodos mais usados para manter os trabalhadores motivados é a criação de incentivos financeiros, premiações e promoções para aqueles que alcancem as metas da empresa.
A boa comunicação evita erros, retrabalho e mal-entendido entre as pessoas, além de uma série de aborrecimentos que poderiam contribuir para a desmotivar os funcionários. Por isso, o segundo pilar é a comunicação, que deve ser clara e objetiva.
A vista disso, o ideal é que a comunicação seja feita de forma integrada, permitindo que todas as informações possam ser acessadas com facilidade e sempre que houver necessidade.
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Em empresas maiores é muito comum que os trabalhadores não saibam exatamente qual é a função dos demais setores. O que tem impactos diretos no alcance das metas e na clareza no objetivo final do trabalho como um todo.
Uma alternativa para melhorar a integração dos funcionários e também dos setores é a adoção de iniciativas para aumentar o trabalho em equipe, como a criação de grupos de trabalho, elaboração de painéis com tarefas, eventos com trocas de experiências entre equipes e momentos de diversão, entre outras iniciativas.
Ao olhar com mais atenção para a forma como são executadas as tarefas e as falhas que ocorrem com mais frequência, o gestor é capaz de identificar os pontos fortes e fracos, além dos principais desafios da equipe para o alcance das metas.
Assim dar um retorno ao funcionário a respeito do trabalho por ele desempenho e entender melhor as experiência de cada colaborador é um pilar fundamental para que a empresa conheça as necessidades de sua equipe e a equipe entenda melhor a empresa.
Quanto maior o entendimento sobre a finalidade das atividades da empresa e preparo para o trabalho melhores serão os resultados e a produtividade dos funcionários. Por isso, promover treinamento é fundamental para uma boa gestão de pessoas.
Principalmente por que com mais capacitação certas tarefas antes massantes e exaustivas podem ser feitas com mais facilidade e menos desgaste, o que beneficia e muito qualquer empresa.
Agora que você aprendeu os pilares da gestão de pessoas, é possível aplicar estes conhecimentos na sua empresa com uma assessoria especializada no assunto. E adquirir os seguintes benefícios:
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