Blog Layout

Incentivos fiscais para investimento social: como funcionam?

Time de Conteúdo • jan. 31, 2023

Apesar de complexa, a legislação tributária brasileira apresenta uma série de  iniciativas inovadoras e interessantes que permitem que as empresas se beneficiem de alguma forma do recolhimento dos seus tributos.


Os
incentivos fiscais para investimento social são uma dessas iniciativas e permitem que a administração pública descentralize a responsabilidade sobre iniciativas e causas sociais e culturais, oferecendo às empresas a possibilidade de auxiliarem nessa tarefa.


Quer saber mais sobre o funcionamento dessa iniciativa? Continue a leitura e saiba tudo sobre os
incentivos fiscais para investimento social.


Leia também:
Obrigações Tributárias: entenda como funcionam e o que são.


O que são incentivos fiscais para investimento social?

Os incentivos fiscais para investimento social são leis criadas estrategicamente pelo governo para que as empresas possam auxiliar no fomento às atividades e iniciativas de cunho social por meio do redirecionamento de pequenas porcentagens de alguns impostos.


Esses incentivos fiscais podem ser aplicados sobre os impostos federais, estaduais e municipais, o que significa que suas distribuições e regras de adesão irão variar conforme a localidade no que diz respeito aos incentivos estaduais e municipais, estando sob responsabilidade do órgão competente em questão.


Além disso, eles estão disponíveis tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas e usualmente possuem regras distintas para cada uma das modalidades.


Os
incentivos federais são aplicados sobre os impostos de recolhimento federal, majoritariamente o Imposto de Renda, no caso de pessoas físicas, e o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, no caso de Pessoas Jurídicas.


De igual forma, os
incentivos estaduais e municipais são aplicados sobre os impostos de recolhimento da esfera em questão, normalmente sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para os incentivos estaduais e sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os incentivos municipais.


Esses incentivos fiscais são exclusivos para empresas enquadradas no regime tributário
Lucro Real, que podem aderir simultaneamente a vários deles.


Continue a leitura:
DRE: como montar e avaliar resultados contábeis do jeito certo.


Por que aderir a incentivos fiscais para investimento social?

Por não oferecerem de fato uma redução dos impostos, visto que apenas há uma alteração no destino do valor, alguns empreendedores não dão a devida atenção a esses incentivos fiscais, o que é um erro, já que ainda assim a adesão é benéfica para o empreendimento.


É necessário pensar além do impacto financeiro imediato. Ao aderir os benefícios, a sua empresa é vinculada aquela causa, fomentando de forma ativa causas e iniciativas sociais. Trata-se de uma geração de valor intangível, mas percebida pelos stakeholders, como os investidores, os consumidores, o governo e a comunidade.


Os
incentivos fiscais sociais são uma forma de incrementar a governança corporativa, assumindo responsabilidade sociais e devolvendo à sociedade parte do que permitiu que a empresa conseguisse e compensando os impactos causados pela atividade empresarial.


Alguns incentivos fiscais para investimento social

Como vimos, os incentivos fiscais para investimento social variam de acordo com a localidade, visto que alguns deles são de responsabilidade dos estados e dos municípios. 


Separamos aqui alguns exemplos.


Incentivos fiscais federais

Os incentivos fiscais para investimento social federais são os que possuem a distribuição mais uniforme, visto que valem igualmente para empresas em todo o território nacional. 


São aplicados majoritariamente sobre o IRPJ e sobre o IR. Empresas e pessoas físicas que aderem a esses incentivos devem realizar o depósito do valor para a causa até o último dia do ano.


Lei do Audiovisual

A Lei n.º 8.685, de 1.993, também conhecida como Lei do Audiovisual, permite que os contribuintes destinem uma parcela do valor do seu Imposto de Renda para fomentar a produção audiovisual nacional. 


Os recursos captados são aplicados nas produções de projetos aprovados pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE). O valor redirecionado é de 4% do IRPJ e de 6% do IR. 


Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei n.º 11.438, de 2006, também conhecida como Lei de Incentivo ao Esporte, permite que pessoas físicas e jurídicas destinem uma parcela do seu IR e IRPJ para fomentar atividades desportivas e paradesportivas entre a população de todas as faixas etárias. 


O valor redirecionado é de 7% do IRPJ e 2% do IR.


Incentivos fiscais estaduais

Os incentivos fiscais para investimento social estaduais podem variar em distribuição e regra entre as unidades federativas, sendo aplicados sobre impostos de recolhimento estadual, majoritariamente o ICMS.


ProAC

O ProAC é um incentivo fiscal estadual do Estado de São Paulo. Criado por meio da Lei Estadual 12.268, de 2006, ele possibilita que as empresas patrocinem projetos culturais do estado de São Paulo e a diversidade cultural. 


O valor investido é revestido em desconto no ICMS.


Na esfera municipal

Os incentivos fiscais para investimento social são os mais complexos e variados da lista, visto que cada município possui liberdade para administrá-los. 


São aplicados sobre os impostos de recolhimento municipal. Usualmente o IPTU e o ISS.


Programa de Incentivos Fiscais para a Zona Leste

O Programa de Incentivos Fiscais para a Zona Leste é um conjunto de incentivos fiscais do município de São Paulo, visando fomentar o desenvolvimento econômico da Zona Leste da capital, incentivando empresas a ocuparem o local. 


O incentivo oferece isenção do pagamento do IPTU referente ao imóvel ocupado pela empresa e a isenção total ou parcial do ISS, a depender da natureza do serviço.


Conte com o apoio da Job Contábil!

Deseja agregar valor à empresa por meio dos incentivos fiscais para investimento social ou possui outras demandas contábeis? Conte com o apoio da Job Contábil.


A Job Contabilidade é uma empresa sediada na capital paulista, que oferece soluções contábeis inovadoras e tecnológicas há mais de 15 anos na região, tendo atualmente um time altamente especializado. 


Para ter o apoio integral da nossa equipe e o melhor suporte contábil possível, entre em
contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.


Além disso, não deixe de nos acompanhar em nosso
blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos informativos sobre contabilidade e empreendedorismo.


Leia Mais:
Limites do Simples Nacional: o que fazer ao ultrapassá-los.


Contate-nos

15 mai., 2024
Neste artigo, exploraremos o impacto das novas tecnologias na contabilidade industrial e como essas inovações estão transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças e operações.
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como implementar a contabilidade verde nas indústrias, promovendo práticas sustentáveis, reduzindo impactos ambientais
Ver todas notícias
Share by: